Universidades Angolanas de fora do top100 das “100 Melhores” de África


As universidades angolanas, ficaram de fora do ranking recentemente divulgado do ano transato (2013), das 100 melhores universidades de África, publicada pelo o site International Colleges and Universities (ICU), nem mesmo a Universidade Católica de Angola, uma das mais bem cotada no país faz parte do ranking.

diplomas angolanos
Entrega de Diplomas a Estudantes Angolanos, (Foto:Internet.Reprodução)

Angola ficou de fora do top100 das universidades africanas, nenhuma Universidade Angolana cumpriu os critérios científicos e técnicos. Nos países lusófonos, Moçambique 43ª posição é a mais bem colocada no ranking, e logo depois aparece Cabo Verde na 95ª posição, com as Universidades Eduardo Mondlane e Cabo Verde respectivamente, destaque para África do Sul com 19 universidades, e lidera ainda o com as 3 melhores universidades do continente, o Egito é o país com mais representantes no top com 20 universidades.

Veja a classificação

1° University of South Africa South Africa

2° University of Cape Town South Africa

3° Universiteit Stellenbosch South Africa

4° University of Dar es Salaam Tanzania

5° University of KwaZulu-Natal South Africa

6° University of Pretoria South Africa

7° Cairo University Egypt

8° University of the Witwatersrand South Africa

9° University of the Western Cape South Africa

10° Obafemi Awolowo University Nigeria

35° University of Namibia Namibia

43° Universidade Eduardo Mondlane Mozambique

95° Universidade de Cabo Verde de  Cape Verde

Ranking de 2013 das 10 melhores Universidades de Angola

1 ° Universidade Católica de Angola em Luanda

2 ° Universidade Agostinho Neto em Luanda

3°  Universidade Independente de Angola em Luanda

4 ° Universidade Técnica de Angola em Luanda

5 ° Universidade Óscar Ribas em Luanda

6 ° Universidade Metodista de Angola em Luanda

7 ° Universidade Gregório Semedo em Luanda

8 ° Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais em Luanda

9 ° Universidade Privada de Angola em Luanda

10 ° Instituto Superior Técnico de Angola em Luanda

O top 100 completo pode ver aqui: www.4icu.org/topAfrica

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

9 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. muitos tem a profissao como um garimpo. isso nota-se ate no ensino de base, medio…pra estarmos na lista das melhores temos que trabalhar muito e seriamente porque o dificil nos angolanos e fazer o facil e falar, mas tudo e possivel se todos pensarmos e agirmos seriamente no ensino a vaidade so vale vaidade mas nao o trabalho….

  2. Nao consideramos a ciencia como deve ser, porque que um docente tem que lecionar em 4 universidades diferentes quando e que tera seriedade na disciplina que leciona? so usam livros dos outros nem se quer tem um livro no mercado. muitos armados em doutores. ja nao actualizam a materia a lecionar e so copipasse.

  3. É de felicitar as universidades sul africanas pelos lugares ostentados. No que diz respeito a as nossas estão muito viradas ao mercantilismo, existe um nível abismal de indolência por parte dos docentes na reprodução cientifica tornando-se decoradores ou parpateuticos, os mau formados de hoje serão os docentes do amanhã.Por outra está a formação de base que deixa a desejar, as pessoas não ingressam numa universidade para aprenderem mas sim para chutar a matéria e obterem bons empregos,não há o compromisso com a ciência, estudantes universitários não conseguem muitos deles privar com um livro de duzentas páginas em dois dias. O mesmo professor lecciona na Agostinho neto, piajett, católica,utanga, isia ou seja uma espécie de um zungueiro em termos académicos. Penso que os nossos quadros devem pensar menos pelo dinheiro e velarem mais pela cientificidade até porque muitos do nossos são estupendo mais, falta-lhes economia de tempo. A questão das cadeiras em atraso ao invés de reprovarem, o amor pelo ensino e pela pátria, falta de coerência cientifica. Por tanto há aqui um conjunto de factores que podem ser ultrapassados.

  4. Realmente é triste não termos nenhuma universidade dentro do ranking das melhores de África. eu sigo este raking a mais de 3 anos mais nunca vi uma uni…. nossa aí. minha pergunta é, o qué que falta nos (quadros) Angolanos? se a Namíbia, Tanzânia, Moçambique e Cabo Verde têm? pra isso então não tem necessidades de recrutarmos professores estrangeiros pra lecionarem aqui.

  5. O ISPTEC ainda não tem capacidade para poder entrar no Ranking, até porque é Nova..
    acho que esses factos são análisados, começando pelos docentes, participando em trabalhos científicos, Elaborção de livros que possam ajudar em alguma forma no desenvolvimento do País e dos Estudantes, e depois é pelos Quadros lançados no mercado(Estudante com grandes Desempenho)..

  6. Para concorrer a estes níveis Internacionais, é necessário atingir os requisitos Académicos e Técnicos científicos para poder constar nesse Top .
    Não é de se esperar realmente isso, mais eu tambêm tinha a esperança que pelo menos a Universidade Católica tivesse atingido os tais requisitos, mas não . E quanto ao ISPTEC, ainda é uma universidade nova, não tem ainda 2 anos, automáticamente não poderá alcançar tais requesitos académicos. A UNIBELAS caro irmão, hem estrutura académica tem, infelizmente . E realçando, o que faz o prestígio de uma Universidade, são Os quadros lá Formados e o sue contributo para a Comunidade Académica e Científica .
    E não é o nosso caso… Mas tudo depende do nosso esforço como Académicos .

  7. Nas 10 melhores de Angola o ISPTEC deveria estar em 1°, 2°, e 3° e depois é que viriam as outras com a católica em 4°