Tribunal Provincial ajuda a retirar dinheiro de falecidos nos Bancos Comerciais


Com objectivo de ajudar às famílias que não conseguem retirar das instituições bancárias comerciais os bens de seus parentes falecidos, o Tribunal Provincial está neste momento analisar cerca de 1500 processos orfanológicos.

Os processos orfanológicos, para reaver dinheiro depositado em bancos comerciais por familiares falecidos, decorrem desde o ano passado, na 2ª Sala do Cível e Administrativo do Tribunal Provincial de Luanda, informou o Jornal de Angola que soube da informação após uma conversa com Juiz de Direito, Rui de Moura.

Rui de Moura informou ainda que apesar de ser rápido o tratamento dado a esse tipo de processo, raramente as famílias conseguem recuperar todo o dinheiro deixado pelo parente, daí a necessidade da instituição em questão ‘lutar’ para minimizar, se não mesmo acabar com essa dificuldade.

Na maior parte das vezes os familiares não conseguem recuperar todo dinheiro deixado pelo parente porque é efectuado um desconto no montante, cuja percentagem recai para a Administração Geral Tributária (AGT).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!