Fiscais atentos a subida dos preços de produtos e serviços


Mais de 30 produtos e serviços como arroz, leite, pão ou tarifas de transportes, integram a lista de “preços vigiados”, conforme uma decisão governamental a que Lusa teve acesso.

arroz

A decisão consta de um decreto executivo assinado a 15 de fevereiro pelo ministro das Finanças, Armando Manuel, aguardado desde 2011 para permitir a fiscalização policial, mas surge numa altura de aumentos generalizados nos preços e escassez de alguns produtos.

Em causa a crise financeira, económica e cambial em que o país está mergulhado, fruto da quebra das receitas petrolíferas e dificuldades nas importações, pela falta de divisas.

Só entre janeiro e dezembro de 2015, os preços em Luanda subiram, em termos oficiais, mais de 14 por cento, mas alguns produtos, sobretudo alimentos, chegaram a duplicar de preço nos últimos meses.

A situação está também a provocar falta de produtos alimentares e restrições nas vendas em supermercados e grandes superfícies.

Agora, através deste decreto, o Governo angolano coloca sob o regime de “preços vigiados”, para travar a especulação, ainda produtos como açúcar, carne, peixe, sal, batata, tomate, cebolas, farinha, massa, óleo ou fuba.

A lista integra 32 produtos, mas também serviços como tarifas de passagem aérea, de transporte rodoviário, marítimo e ferroviário, de passageiros e carga, mas também de táxi (transportes públicos informais).

Além destes, o decreto estipula que seja o Governo a fixar os preços de gás, petróleo iluminante, água canalizada, eletricidade e tarifas do transporte público coletivo urbano.

AR/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!