Conduzir embriagado vai render multa de até 200 mil kwanzas


A informação foi avançada pelo comandante da Unidade de Trânsito, superintendente-chefe Roque Silva, durante uma entrevista concedida ao  Jornal de Angola, a propósito da sinistralidade rodoviária na capital.

Com a intenção de combater a sinistralidade rodoviária, as infracções ao Código de Estrada e a criminalidade, comandante da Unidade de Trânsito Roque Silva, explicou durante a entrevista que depois dos automobilistas forem interpelados e lhes ser solicitada a documentação da viatura, serão submetidos a exame de alcoolemia. Se o resultado for de 0,6 gramas ou inferior a 0,8 grama, por litro de álcool no sangue, constitui infracção, passível do pagamento de uma multa na Unidade de Trânsito. E já os 0,8 gramas por litro de sangue, em diante, é considerada infracção muito grave. O infractor é encaminhado para o tribunal, onde é julgado e condenado ao pagamento de uma multa.

O valor das multas variam entre os 11 à 58 mil Kwanzas, em caso de o pagamento ser feito na Unidade de Trânsito, nas situações em que a percentagem de álcool no sangue chega a  0,6 grama por litro de sangue. Quando o quadro ultrapassar ultrapassa 0,8 grama ou chega a 2.2 gramas, as multas aplicadas em tribunal podem atingir os 200 mil Kwanzas e a pena de prisão ser entre três e seis meses, mais a inibição de conduzir.

Ainda serão aplicada multas a outros factores que podem levar à inibição de conduzir como, as paragens ou estacionamento nas faixas de rodagem, fora das localidades, a menos de 50 metros dos cruzamentos e entroncamentos, nas curvas ou lombas de visibilidade insuficiente e ainda paragem ou estacionamento nas faixas de rodagem de auto- estradas ou vias equiparadas e o encandeamento com os máximos, sem ser necessário, também leva à apreensão da carta.

A ingestão de bebidas alcoólicas tem sido um dos factores que contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito, com realce para os finais de semana e os feriados.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!