Centrais da GE fornecem energia rápida em Angola


El Sewedy Power, uma subsidiária da Elsewedy Electric, encomenda seis pacotes de turbinas a gás aero-derivadas móveis TM2500+ para serem colocadas em duas centrais em Angola. De rápido arranque, alta eficiência e duplo combustível, estas unidades móveis aeroderivadas da GE irão adiccionar energia à rede nacional.

GE

A rápida implementação faz parte do pacote: As turbinas a gás serão entregues, transportadas e instaladas até seis vezes mais rápido que outras tecnologias, serão semanas ao invés de meses

Com mais da metade da população angolana ainda sem acesso à electricidade, o Ministério de Energia e Água angolano trabalha com a GE (NYSE: GE) a fim de adicionar energia na rede o mais rápido possível. Como parte desse esforço, a El Sewedy Power – uma das parceiras de engenharia, aquisição e construção (EPC) da GE – encomendou seis pacotes de turbinas a gás aeroderivadas móveis TM2500+ montadas a serem instaladas em novas usinas localizadas em Cazenga e Camama.

A PRODEL (Empresa Pública de Produção de Electricidade), propriedade do Ministério de Energia e Água angolano, será a operadora das centrais, com a responsabilidade social de produzir energia sustentável e acessível para Angola. Durante o primeiro ano, a El Sewedy Power irá desenhar, construir e operar as centrais e depois irá transferi-las para a PRODEL. As seis unidades das duas centrais irão fornecer energia necessária para abastecer mais de 600.000 residências.

Euclides Morais de Brito, Administrador para a Área de Produção Térmica, da PRODEL, afirmou: “A GE está em Angola há quase 50 anos e entende bem as necessidades, infra-estrutura e potencial de crescimento da região. Com essas unidades, podemos adicionar energia de forma rápida e eficiente nos locais em que Angola mais precisa, enquanto mantém a capacidade de reimplementar as unidades, se necessário.”

Os pacotes de turbinas a gás TM2500+ também são conhecidos como as centrais sobre rodas da GE e podem ser instaladas em duas semanas. Elas podem operar com combustível líquido e a gás, podem atingir potência total em 10 minutos e comprovaram ser altamente confiáveis. Elas são ideais para fornecer uma ponte de carga base para instalações de energia permanentes ou para gerar energia de backup em caso de paralisação das centrais.

Joe Mastrangelo, Presidente e CEO de Gas Power Systems na GE Power, afirmou: “Estamos animados com a conquista deste projecto porque isso demonstra a amplitude das nossas soluções. A parceria com uma empresa como a El Sewedy decorre da nossa forte presença regional e nos permite fornecer energia em tempo recorde para os nossos clientes. ”

Num consórcio assinado em 2015, a GE forneceu à El Sewedy Power 20 unidades TM2500+ com capacidade de até 600MVA (mega volt amps) ou 600 MW para atender à procura do verão no Egipto.

A GE opera em Angola desde 1967. Actualmente, conta com mais de 440 funcionários em Angola, em diversos negócios, incluindo Oil and Gas, Power and Water e Rail Transportation. A GE e o Ministério de Energia e Água angolano (MINEA) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para atingir a capacidade de geração de energia adicional de 2000 MW do país até o final de 2016.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!