Aumenta para mais de 200, casos de gravidezes precoces em 2 meses em Malanje


O hospital Provincial Materno Infantil de Malanje registrou um aumento significativo nos casos de gravidezes precoces. De acordo com o hospital, foram registados duzentos e 36 casos de gravidezes na adolescência de Agosto a Outubro últimos.

Segundo com a responsável do Hospital Provincial Materno Infantil, Isabel Pereira, que falava a Angop, dos casos registados, 190 foram partos normais e 46 partos por cesarianas, cujas idades compreendem os 14 a 17 anos, referindo que comparativamente ao trimestre passado, houve um aumento de 22 partos.

A médica de clínica geral realçou que a menarca precoce, a falta de diálogo familiar, violações sexuais, imaturidade, uso de álcool e de drogas são apontadas como causas prováveis das gravidezes na adolescência.

Por outro lado, Isabel Pereira alertou que a gravidez precoce provoca consequências graves como aborto espontâneo, anemia, hipertensão gestacional, hemorragia pós parto ou partos prematuros, porque o organismo da adolescente não está preparado para suportar as transformações decorrentes da mesma gravidez, por isso deve-se evitar a gestão imatura.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!