Arrancaram as operações para remoção da aeronave da TAAG da pista do Soyo


As operações para remoção do Boeing 737-700 da Transportadora Aérea Angolana (TAAG), imobilizado desde domingo no aeroporto “Comandante Ndozi”, no município do Soyo, província do Zaire, arrancaram nesta segunda-feira (2).

Em declarações à imprensa, o chefe de departamento de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Ministério dos Transportes, Pedro Gonçalves, assegurou estarem criadas as condições técnicas e humanas para remoção desta aeronave da pista local.

“Estamos empenhados no sentido de resolvermos este problema o mais de pressa quanto possível, para garantirmos o normal funcionamento do aeroporto do Soyo”, referiu.

Entretanto, enquanto decorrem os trabalhos da remoção do aparelho, a pista do Soyo continuará interdita a aviões com reactores, recebendo apenas aeronaves de pequeno porte, como helicópteros.

A ENANA considera a decisão como medida cautelar e temporal, com vista a evitar eventuais acidentes no aeroporto comandante Ndozi.

O aeroporto do Soyo foi reinaugurado em Agosto de 2012, após beneficiar de obras de reabilitação e ampliação, que permitiram aumentar o comprimento da sua pista para dois quilómetros e 100 metros e  30 metros de largura.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!