Após cinco dias, Pista do Soyo reabre ao tráfego aéreo


O aeroporto “Comandante Ndozi”, no município do Soyo, província do Zaire, vai voltar nesta sexta-feira a receber aeronaves de grande porte com a conclusão hoje (quinta-feira) dos trabalhos de remoção do Boeing 737-700 da transportadora aérea angolana (TAAG) acidentado na pista domingo último.

Em declarações à imprensa, o chefe de Departamento de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Ministério dos Transportes, Pedro Gonçalves, informou que a operação de remoção do aparelho durou seis horas e contou com o envolvimento de técnicos do INAVIC, do Gabinete de Inspecção e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, da Boeing, entre outros peritos em aviação civil.

Neste momento, assegurou a fonte, decorrem trabalhos de limpeza na pista local com vista a garantir nas próximas horas à navegabilidade aérea no aeroporto Comandante Ndozi.

Quanto ao estado da aeronave acidentado, o especialista referiu que em primeira instância os danos aparecem ser ligeiros, para quem trabalhos de triagem continuarão a ser desenvolvidos por peritos para se detectar outros problemas técnicos.

Questionado sobre os motivos que estiveram na base da ocorrência, o técnico disse ser prematuro avançar dados precisos sobre as causas do acidente.

“Temos aqui no Soyo uma equipa técnica a trabalhar, que nos próximos dias poderá se pronunciar sobre as reais causas do acidente”, elucidou.

“Esses dias que aqui estivemos consultamos o fabricante da aeronave que é um procedimento normal em situações de género, durante o qual trocamos informações e trabalhamos juntos no plano de acção para a remoção da aeronave da pista do Soyo”, enfatizou.

Pedro Gonçalves desmentiu, na ocasião, informações postas a circular segundo as quais o aparelho acidentado na pista local é antigo, tendo esclarecido que o mesmo só dispõe ainda de dois anos de vida útil dos 40 previstos.

O aeroporto do Soyo foi reinaugurado em Agosto de 2012, após beneficiar de obras de reabilitação e ampliação, que permitiram aumentar o comprimento da sua pista para dois quilómetros e 100 metros e  30 metros de largura.

Angop


Gostou? Partilhe com os teus amigos!