Alunos deixam as salas às moscas no primeiro dia de aulas


O primeiro dia de aulas no município de Luanda foi marcado, principalmente no período da manhã, pela ausência de alunos nas escolas públicas e privadas.

sala de aula vazia

Durante uma ronda efectuada pela a Angop, em algumas unidades de ensino, constatou-se que o quadro é desolador e desanimador, agravado pela chuva que iniciou nas primeiras horas da manhã em diversos pontos da cidade.

O professor da escola do segundo ciclo, Zinga Mbandi , António Manuel dos Santos,  disse que  as condições foram criadas para evitar que o nível de presenças fosse melhor em relação ao ano transacto, em que se registou um elevado grau de absentismo e reprovações por falta .

Esse quadro de falta de alunos e em alguns casos de professores foi também  observada nas escolas do primeiro ciclo escolas Ngola Zinga, 22 de Novembro, escola-8,  Magistério Primário, INE, 3020 e Ex-Liga Nacional Africana.

Em algumas destas  instituições de ensino, grande parte dos alunos e encarregados de educação fizeram-se presente apenas para a consulta de listas afixadas para localização de turmas.

Relativamente aos colégios privados, a situação é a mesma, também houve  pouca afluência de alunos e tudo  indica que as aulas só terão inicio, de facto, depois do feriado de 4 de Fevereiro e da pausa do carnaval.

O ano lectivo foi oficialmente aberto Segunda-feira com as atenções centradas na qualidade dos serviços educativos, redução de crianças fora do sistema, segurança  escolar e a construção de novas escolas.

O  acto de abertura, foi feita pelo governador Francisco Higino Lopes  Carneiro na presença de membros de direcção do Gabinete Provincial da Educação, directores de escolas, professores, autoridades tradicionais, representantes de igrejas, associações pais e encarregados de educação.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!