Agentes pedem “gasosa” à automobilistas e acabam expulsos da corporação


Dois agentes da Polícia Nacional de Transito em Luanda, foram expulsos na manhã deste sábado (17) da corporação por prática indecente, coagindo automobilistas a entregarem 1500 Kwanzas, sob pena de apreensão da documentação e viatura, como confirma o próprio órgão em comunicado na rede social Facebook.

Policia

Entre os agentes em causa, uma tinha apenas uma semana de casa na Unidade de trânsito de Luanda e outro já com mais tempo na corporação mais na Polícia da ordem pública. Segundo o mesmo comunicado a expulsão imediata é para que o caso sirva de exemplo para outros.

Leia o comunicado na integra:

NOVO AGENTE DA UNIDADE DE TRÂNSITO FOI EXPULSO POR CONDUTA INDECOROSA.

Hoje de manhã, dia 17 de Setembro, na Unidade Operativa de Luanda, foram expulsos dois agentes da Polícia Nacional, por terem solicitado dinheiro à automobilistas.
Os Agentes em causa, incorreram no crime de Concussão, por terem coagido automobilistas a entregarem 1500 Kwanzas, sob pena de apreensão da documentação e viatura.

Um dos infractores trata-se de uma senhora, uma das novas agentes incorporada há menos de uma semana na Unidade de trânsito de Luanda, de nome, Esperança Salvador Lourenço, e o outro é agente da ordem pública, Agente de 1 – Carlos Maria da Conceição Gaspar, já com algum tempo na Corporação.

Para servir de exemplo, o Comandante Geral da Polícia Nacional, Comissário Geral, Ambrósio de Lemos Freire dos Santos, exarou o Despacho número 200/16, de expulsão, visto que a corporação não corrobora com condutas que violam normativos legais.

O acto foi presidido pelo Comandante Provincial de Luanda, Comissário Chefe – António Maria Sita, em representação do Comandante Geral da PN, que fez questão de referir que este seja o último caso desta natureza, porque todos aqueles que forem apanhados a praticar os mesmos actos, seguirão o mesmo caminho, uma vez que, não Polícia não podem existir marginais, nem tão pouco, é uma Instituição em que se deve aproveitar a qualidade de agente da autoridade, para tirar dividendos financeiros.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!