Angola melhora 5 lugares no Índice de Percepção da Corrupção


Segundo o relatório de 2023 da Organização Não-Governamental Transparência Internacional, divulgado esta terça-feira, 30 de Janeiro, Angola melhorou cinco lugares no Índice de Percepção da Corrupção. 

Foto: (Angola Image Bank)

Segundo o documento citado pela Angop, o país melhorou 14 pontos desde 2019, fixando-se no 121.º lugar entre 180 países e territórios e, na região da África subsariana, no 21.º entre os 49 países considerados.

“Angola fixou uma estratégia anti-corrupção para o período de 2018-2022 e estes esforços, juntamente com outras reformas judiciais, conduziram à recuperação de 3,3 mil milhões de dólares em activos pelo Fundo Soberano”, refere o documento.

Em relação aos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Moçambique desceu cinco lugares e é o 35.º Estado mais corrupto entre os 49 países considerados da África subsariana, tendo passado para 147.º, entre 180 países e territórios, alcançando 25 pontos numa escala dos zero aos 100.

São Tomé e Príncipe desceu três lugares e é, entre os 49 Estados considerados, o 7.º país menos corrupto da África subsariana. A edição deste ano mostra que São Tomé e Príncipe passou para a 68.ª posição, entre 180, alcançando 45 pontos. A Guiné-Bissau subiu um lugar e é o 40.º país mais corrupto entre os 49 países da África subsariana.

O Índice de Percepção da Corrupção é divulgado a cada ano, desde 1995, pela organização não governamental Transparência Internacional e tem sido uma referência na análise do fenómeno da corrupção, a partir da percepção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no sector público.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *