A partir de 1 de Dezembro, Angola vai encerrar fronteiras com 7 países africanos, nomeadamente, África do Sul, Botsuana, Suazilância, Malawi, Moçambique, Namíbia e Zimbabué, c o objectivo de conter a propagação da nova variante do vírus da Covid-19, Ómicron, detectada na África do Sul, Hong-Kong e Botsuana.
A entrada de cidadãos destes sete países vizinhos, seja por que via for, fica suspensa temporariamente apartir de 1 de Dezembro. Esta medida foi anunciada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, no sabado, 27 de Novembro.
Esta medida não abrange os cidadãos nacionais que pretendem regressar ao país, embora as ligações aéreas ficam suspensas a partir dessa data, acrescentou o ministro, salientando que será necessário observar uma quarentena domiciliar de 14 dias.
A medida surge depois de a União Europeia ter decidido restringir temporariamente os voos a partir dos sete países africanos citados acima, e introduzir testes, rastreamentos de contactos e quarentenas aos passageiros provenientes da África Austral, devido a variante B.1.1.529, baptizada pela OMS com o nome Ómicron.
0 Comentário