Angola encontra-se entre os três piores países do mundo no acesso a água potável


Segundo as pesquisas feita pelo Conselho Mundial da Água (WWC), Angola encontra-se entre os três piores países do mundo no acesso a água potável.

A cada dia morrerem mais de 4,500 crianças por toda parte do mundo por falta de água potável, e Angola é um dos países que encontra-se com um dos piores índices. Segundo ao Conselho Mundial da Água, só cerca de 48% da população nacional é que tem acesso a água potável.

Alguns dos dados que constam em um comunicado distribuído no dia Mundial da Água, que se assina-la já nesse dia 22 do mês em curso, faz um alerta aos efeitos fatais de falta de água potável, respondendo assim mais de 35 milhões de mortes por ano, um impacto que supera o numero e mortes em acidentes de viação e os vírus do SIDA.

O conselho que reuniu mais de 300 entidades de 50 países, garante que se ao custo económico se juntar ao custo ambiental o peso deste problema pode representar a 1% do PIB mundial. E alerta ainda as diversidades da fome, guerras e migrações, sublinhando o aumento da segurança da água.

Outros países que encontram-se na lista com a situação bem mais difícil que Angola são Guiné-Equatorial esta com 49% e a Papua Nova Guiné com 40%.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!