Angola encontra diamante de 63 quilates da categoria “mais rara” do mundo na Lunda-Norte


Um único diamante com 63,05 quilates e tido como de “excecional qualidade” foi descoberto na nova mina diamantífera no aluvião do Lulo, na província da Lunda Norte, anunciou a empresa Lucapa Diamond.

diamante de 63 quilates

A informação consta de um comunicado daquela multinacional australiana, a que a Lusa teve acesso na terça-feira, referindo tratar-se de um diamante que, além da dimensão, é também da categoria “mais rara” do mundo, denominada de “IIa”.

De acordo com dados do Ministério das Finanças, cada quilate de diamante foi vendido em 2014, em termos médios, a 146,84 dólares.

Após seis anos de prospeção na zona, a exploração no Lulo arrancou este ano, no âmbito de um contrato para a concessão da produção naquela área válido por 35 anos.

Na fase anterior, ainda de prospeção, e noutra zona do Lulo, a Lucapa tinha já anunciado a descoberta de outros dois diamantes de grandes de dimensões, de 131,40 e de 95,45 quilates, daí as grandes expetativas em torno desta exploração.

“É o maior diamante descoberto desde que a Lucapa e os seus parceiros iniciaram a produção comercial no Lulo, em janeiro de 2015, e demonstra o potencial para importantes descobertas deste tipo de grandes diamantes”, afirma a empresa.

Esta nova mina diamantífera no aluvião do Lulo produziu 1.317 diamantes entre janeiro e março, segundo anúncio anterior da Lucapa. Em três meses de operação, foram processados 12.912 metros cúbicos de rocha, tendo permitido recuperar 1.335 quilates.

A empresa, que tem como parceiros angolanos neste projeto a estatal Endiama e o grupo privado Rosas & Pétalas, garante que com estes resultados será atingido em junho o objetivo de gerar ‘cash-flow’ positivo na atividade mineira, a partir do Lulo.

Anteriormente, na fase de prospeção que se prolongou durante seis anos, a empresa extraiu da área do Lulo 876,5 quilates, trabalhos que renderam, por si só, seis milhões de dólares.

A concessão do Lulo dista 150 quilómetros da mina de diamantes de Catoca, a maior de Angola e quarta maior do género em todo o mundo, estando ambas localizadas na mesma área geológica. Envolve uma área específica de 218 quilómetros quadrados, incluindo mais de 50 quilómetros ao logo do rio Cacuilo.

Os diamantes constituem o segundo principal produto de exportação por Angola, a seguir ao petróleo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *