Angola e São Tomé e Príncipe assinam acordo de isenção de visto


Angolanos e são-tomenses vão poder passar a viajar para ambos os países sem necessitarem de visto, no âmbito de um acordo assinado esta terça-feira entre Luanda e São Tomé, anunciou o Ministério das Relações Exteriores de Angola.

O Acordo sobre Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos, de Serviço e Ordinários foi rubricado hoje, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e pela chefe da diplomacia são-tomense, Edite Tem Jua, que chegou no domingo a Luanda, sendo portadora de uma mensagem do chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, para o seu homólogo angolano, João Lourenço.

O chefe da diplomacia angolana realçou que as relações de amizade e de cooperação entre os dois países estão assentes em fatores políticos, históricos, culturais e geográficos, formalizados em 1978 através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral, criada em 1980.

Conforme o ministro, em 2019 foram identificadas áreas para uma nova estratégia de cooperação, entre as quais o turismo, transporte e a exploração dos hidrocarbonetos que os dois países fazem em offshore.

Por sua vez, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Edite Ramos da Costa Ten Jua, destacou que o acordo assinado é histórico.

Edite Ramos da Costa Ten Jua realçou que a isenção de vistos vai fomentar o turismo regional e o empresariado.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *