Angola é o 4º país com maior incidência de sarampo, segundo OMS


Quatro pessoas morreram vítimas de sarampo, de entre 117 casos registados nos últimos cinco meses em unidades de saúde de Menongue, capital da província  de Kuando Kubango, revelou  fonte hospitalar.

Sarampo

A informação foi avançada pelo diretor municipal de Saúde de Menongue e refere que comparativamente ao período homólogo de 2013 registou-se uma diminuição significativa em infetados e mortes.

Citado pela agência noticiosa Angop, Carlos António frisou que no passado foram registados, no primeiro semestre, cerca de 200 casos da doença e mais de uma dezena de mortes.

A redução, defende aquele responsável, deve-se à intensificação das campanhas de vacinação para crianças dos zero aos cinco anos, realizadas em grandes aglomerados populacionais.

No centro de Angola, em maio passado, as autoridades sanitárias enfrentaram na província do Bié um surto de sarampo que matou pelo menos 11 pessoas entre as 700 infetadas na altura.

Em fevereiro deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) referiu em comunicado que Angola está ainda entre os países com surtos epidémicos de sarampo, com 4.458 casos registados em 2012, apesar de uma quebra histórica da doença a nível mundial.

Segundo a OMS, Angola está em 4.º lugar entre os países com maior incidência de sarampo, depois da República Democrática do Congo, com 72.029, do Burkina Faso, com 7.362, e da Nigéria, com 6.447 casos.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e de elevada mortalidade em crianças não-vacinadas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *