Angola e Japão assinam acordo de financiamento de mais de 170 milhões de euros


O ministro das Finanças, Armando Manuel, assinou ontem em Tóquio, Japão, um acordo de financiamento, no valor de mais de 171 milhões de euros para obras de infraestrutura básica, com destaque para o setor da energia.

Numa nota de imprensa do Ministério das Finanças de Angola, enviada ontem à agência Lusa, refere-se que o acordo de financiamento no formato DPL (Development Policy Loan) apresenta termos e condições bastante atrativos e visa também melhorar o quadro regulamentar do ambiente de negócios, reforçar a transparência e eficiência das finanças públicas.

O acordo hoje rubricado foi antecedido em Luanda, em julho passado, de uma cerimónia de assinatura de Troca de Notas entre o Ministério das Relações Exteriores angolano e o Governo do Japão.

Para o reforço das ações da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), no financiamento de projetos em Angola, o Governo angolano, através do Ministério das Relações Exteriores vai criar condições estatutárias efetivas para o estabelecimento no país africano de um escritório de representação.

Na nota acrescenta-se que Armando Manuel encontra-se em Tóquio no quadro do reforço de cooperação financeira entre os dois países, tendo mantido um encontro com o Ministro de Estado e membro do Parlamento, Yasutoshi Nishimura, responsável pela política económica e fiscal do Japão, no âmbito do programa de revitalização económica.

No encontro foram igualmente abordados os desafios do crescimento económico de África, em particular o de Angola, e o papel da cooperação financeira para permitir a África elevar os seus níveis de produtividade e acelerar o seu programa de diversificação económica.

AR/Lusa

Exit mobile version