Angola continua na pior posição do ranking de liberdade de imprensa


Angola continua numa posição desvantajosa apesar de ter subido quatro posições no ‘Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, anunciado na quarta-feira (25), pela organização não Governamental ‘Repórteres Sem Fronteira’ ( RSF), e permanece no último lugar entre os países da lusofonia.

O Ranking Mundial de Liberdade de imprensa é uma pesquisa feita em 180 países do mundo e está sob responsabilidade dos Repórteres Sem Fronteira ( RSF), estes tem como missão acompanhar e avaliar o trabalho realizado nos meios de comunicação, em particular dos jornalistas.

Angola subiu quatro lugares e ocupa neste momento a 121ª posição, classificando-se como pior país com relação a outras nações de expressão portuguesa, como Portugal 14ª, Guine-Bissau 83ª, Moçambique 99ª, Brasil 102ª, e a ausência de São Tomé desta lista.

De salientar que o primeiro país a nível mundial a liderar este raking é a Noruega, seguido da Suécia, ambos pertencentes ao continente europeu, e nas últimas posições estão os países da Ásia com destaque para Coreia do Norte na posição 180º. Os Estados Unidos da América ocupa 45º lugar.

 

 

Por:António Neves


Gostou? Partilhe com os teus amigos!