Angola com 2.ª taxa mais alta na SADC para renovar carta de condução


Angola tem a segunda taxa mais elevada de emissão da 2.ª via da carta de condução entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com um custo de 40.052 kz, apenas ultrapassado pela Zâmbia com 50.790 Kz, de acordo com consulta feita pelo jornal Expansão.

Foto: DR

O custo de renovar a carta de condução sofreu alterações em Junho de 2021, quando saiu de 880 Kz para 17.012 Kz, de acordo com o decreto presidencial 148/21 de 3 de Junho, publicado em Diário da República. Mas a Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT) decidiu “ignorar” o decreto presidencial e fixou o preço em 40.052 Kz.

Ista significa, que qualquer cidadão que quiser renovar a sua carta terá de pagar este valor, o que coloca o país na segunda posição na lista dos países da região com custo mais elevado na renovação da carta. À excepção de Comoros, que não tem informação disponível, os preços entre os restantes 15 países da comunidade estão muito abaixo do que é praticado em Angola e na Zâmbia.

Por exemplo, Moçambique é o país da região que tem o custo mais baixo na emissão da segunda via da carta de condução (1.261 Kz), seguido de Seychelles (2.936 Kz), República Democrática do Congo (3.000) e Essuatíni (4.780 Kz). Estes valores foram calculados ao câmbio desta terça-feira, dia 9.

Quanto ao custo de emissão da carta, pela primeira vez, varia de país para país, porque os interessados interagem com as escolas ou centros de formação e estes, por sua vez, é que submetem o processo para a Direcção Nacional de Viação e Trânsito, para o caso de Angola.

Exit mobile version