Angola a caminho dos 44 milhões de habitantes


Oficialmente, o planeta terra atingiu, uma população humana de 8 mil milhões e a par disso, realizou-se, nesta terça-feira (22) em Luanda, um workshop a volta do tema, durante o qual o governo avançou resultado de um estudo realizado pelo INE, que prevê que a população angolana deverá atingir 44 milhões de cidadãos em 2030.

Foto: (Angola Image Bank)

O Director do Gabinete para Políticas de População (GPP) do MEP, Adriano Celso Borja, explicou que o país actualmente conta com cerca de 33 milhões de habitantes, o que representa 0,45% da população mundial, mas que poderá crescer para 44 e 72 milhões até 2030 e 2050 respectivamente, segundo as projecções do Instituto Nacional de Estática (INE) e da Divisão de Dados Populacionais das Nações Unidas, conforme noticia o Correio da Kianda.

O responsável, refere que os dados acima mostram ser necessário “preparar uma transição demográfica segura, reflectir sobre como sustentar e tornar próspera a população crescente, e ver como capitalizar o dividendo demográfico”.

Mediante os dados do INE, cerca de 65% da população angolana é jovem em idade activa. Por este motivo, o Director explica que o Governo deverá, nos próximos anos, apostar em “criar condições para aumentar a oferta de bens e serviços para melhorar a qualidade do ensino, e melhorar o sector da saúde com realce ao planeamento familiar para que os jovens possam transformar o dividendo em um bónus demográfico.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *