A associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), está a trabalhar para desenvolver o aplicativo que vai permitir que os “azuis e brancos” estejam ligados ao ‘Sistema Integrado de Segurança Pública’, para responder às questões de segurança, controlo e estatística do serviço de táxi em Angola.
Francisco Paciente, disse à Rádio Nacional de Angola que a medida será fundamental para facilitar as denúncias e proteger passageiros de agressores e meliantes que se aproveitam dos ‘azuis e brancos’ para fazerem das suas.
“No âmbito da formalização da actividade de táxi, nós defendemos a introdução de um aplicativo de gestão e de controlo de táxis e taxistas, estamos a falar de controlo dos veículos ao serviço de táxi e dos próprios operadores. O objectivo deste aplicativo é controlar e manter a segurança dos taxistas e dos passageiros através da localização do meio e cadastramento dos operadores para que se haver qualquer situação de rapto dos motoristas ou de assalto aos veículos então conseguimos por via de um número de identificação que estará na parte traseira e no interior da viatura, denunciar junto dos agentes de autoridade”, pontuou.
O responsável avançou que neste momento decorre contactos com parceiros de formas a efectivar o aplicativo para o controlo das viaturas que se dedicam aos serviços de táxi.
“É um aplicativo que começamos a trabalhar já há alguns anos, mas vamos retomar os trabalhos no sentido de o aplicativo ir ao ar, para que qualquer cidadão consiga fazer a denúncia pública colocando o número do veículo”, frisou.