Ambientalista Fernanda Renée é distinguida com o prémio de “Jovem Campeã da Conservação das Zonas Úmidas do Mundo”


A Engenheira de Produção de Petróleo, Fernanda Renée Samuel, de 28 anos, que trabalha na proteção ambiental e é fundadora da AmbiReciclo, que promove a economia verde, foi distinguida recentemente, como a “Jovem Campeã das Zonas Úmidas do Mundo”, na 8.ª edição do Ramsar Wetland Conservation Awards

De acordo com o site oficial de Ramsar, o reconhecimento foi baseado em critérios como, o trabalho que a ambientalista angolana tem desenvolvido, com o seu projecto Otchiva, bem como o facto desta dedicar-se à proteção dos mangais.

Em quatro anos de trabalho, Fernanda convenceu vários empresários a pararem de construir os seus empreendimentos sobre os mangues, e inspirou o governo local a repensar a entrega de licenças para a construção de infraestrutura nas áreas de mangue. Evitou que mais de 17 mil hectares de manguezais fossem destruídos para a construção de portos e fábricas da indústria do petróleo.

Com a ajuda de mais de 4.500 voluntários, cerca de 3.000 hectares de manguezais foram restaurados por meio de campanhas organizadas de limpeza e reflorestamento. Esses esforços de restauração resultaram no retorno de aves migratórias e comunidades pesqueiras, que estão se beneficiando com o retorno de peixes, crustáceos e moluscos.

Rainha dos mangais como é carinhosamente chamada, Fernanda Renée, 29 anos de idade, chegou a inspirar o Vice-Presidente da República de Angola a juntar-se à protecção dos mangais e juntos aceitaram o desafio conjunto de plantar até um milhão do ecossistema ao longo da costa angolana.

Além de Fernanda, Sr. Masayuki Kurechi, membro do conselho da Ramsar Network Japan e Carla Ximena Giraldo Malca, Peru, também foram distinguidos com o mesmo prémio.

O “Ramsar Wetlands Conservation Awards”, reconhece as contribuições de indivíduos, organizações e governos em todo o mundo para promover a conservação e o uso inteligente de zonas húmidas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *