Um agente da Polícia Nacional “embriagado” matou um jovem de 17 anos, no Lubango, Huíla, na sequência de disparos feitos para o ar quando tentava impedir uma confusão entre jovens.
Segundo o Comandante da Polícia na Huíla, comissário Divaldo Martins, o incidente ocorreu na quinta-feira no bairro Santo António, quando durante uma patrulha dois agentes tentaram acalmar uma discussão entre os jovens, tendo um deles efectuado disparos para o ar.
Em declarações à imprensa, na sexta-feira, o comissário Divaldo Martins, confirmou que o estado de embriaguez do agente em causa contribuiu para o deficiente manuseio da arma. Lamentou o ocorrido por ser uma vida perdida em circunstância que podia ser evitada, se o agente, já detido, não estivesse embriagado.
Porém, um grupo de cerca de 40 jovens dirigiu-se ao Departamento Provincial de Ilícitos Penais da Polícia Nacional, localizado no bairro Santo António, para comprovar a detenção do agente. Para dispersar o grupo, que tentou invadir o estabelecimento, os agentes em serviço efectuaram disparos que, involuntariamente, atingiram dois cidadãos, com ferimentos ligeiros.