Advogada necessidade de actualização da base de dados do INSS


A secretária de Estado do Ministério das Finanças, Valentina Filipe, advogou hoje, sexta-feira, em Luanda, ser necessário que a base de dados do sistema do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) esteja completa e seja permanentemente actualizada, para assegurar, com limpidez jurídica e equilíbrio financeiro, a justeza do beneficio que será concedido.

inss angola

Valentina Filipe falava durante a cerimónia de abertura do Workshop sobre “Plano de cadastramento dos funcionários públicos e agentes administrativos da segurança social”, realizado pelo Instituto Nacional de Segurança Social em parceria com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

De acordo com responsável, o défice da segurança social tem sido no mundo, o factor alimentador de uma dívida que a actual geração está a deixar sobre os ombros das gerações futuras.

“Trata-se, de facto, do maior problema governamentalmente em todo o mundo, atingindo até mesmo países mais desenvolvidos, cuja população de reformados cresce, enquanto descrece a população de servidores activos, criando a permanente ameaça de défice actual”, referiu.

O problema da segurança social precisa de ser identificado e solucionado antepadamente por todos os governos, de todos os países, para que, com a sustentabilidade do sistema de reforma e pensões e o equilíbrio das finanças públicas, os mercados financeiros e as economias possam crescer de forma sustentável.

“Sem crescimento sustentável, a criação de empregos e melhoria na distribuição dos rendimentos para superação das desigualdades sociais e o combate à pobreza serão desafios muito mais difíceis de vencer”, acrescentou.

Para elevar a qualidade e prestação do serviço público, a Secretária de Estado do Ministério das Finanças, referiu ser fundamental insistir na formação e no treinamento dos recursos humanos, fundado numa correcta avaliação do desempenho de cada um.

No encontro estiveram presentes o Secretário de Estado da Administração Pública, António Paulo, directores nacionais do MAPTSS, responsáveis dos recursos humanos das empresas e funcionários públicos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!