Dois adolescentes, um de 14 anos e uma de 13 anos, da mesma família, perderam a vida este sábado na sequência de uma descarga eléctrica, quando chovia nos arredores da cidade de Menongue, na província do Cuando Cubango.
Júlio Jamba, pai da menor de 13 anos, disse, este domingo (5), ao JA, que o incidente ocorreu por volta das 13 horas e 30 minutos, quando os dois adolescentes se encontravam a brincar debaixo de uma árvore, enquanto chovia.
Acrescentou que depois dos adolescentes serem atingidos pela descarga eléctrica ainda foram socorridos numa das unidades sanitárias em Menongue, mas não resistiram e acabaram por morrer.
“Fui surpreendido pelos vizinhos que, ao verem as crianças estendidas no chão, avisaram-me sobre o sucedido e corremos para o local onde encontramos a minha filha já sem vida e o seu primo a contorcer-se com dores”, disse, acrescentando que é a primeira vez que um morador do bairro Cunha é atingido por uma descarga eléctrica.
Prometeu aconselhar os moradores no sentido de não se albergarem debaixo de árvores, quando estiver a chover. O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), subinspector Júlio Muliata, disse que a falta de pára-raios em diversos pontos do município de Menongue, propenso a muitas descargas eléctricas na época chuvosa, é apontada como a causa dos incidentes recorrentes na região.
Segundo Júlio Muliata, desde Janeiro deste ano, foram registados cinco mortes provocadas por descargas eléctricas no município de Menongue, Cuito Cuanavale e Calai, além de oito feridos.