Um adolescente, de 16 anos, morreu, sexta-feira (4), no bairro 28 de Agosto, após a ingestão de 15 pacotinhos de “whisky”, durante um concurso de bebedeira entre amigos em Ndalatando.
A vítima conseguiu consumir 15 dos 20 pacotinhos de uma bebida, segundo explicou o chefe do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior, no Cuanza-Norte.
O Subinspector de Investigação Criminal, Kituxi André, referiu que a competição, designada “Dia Livre”, organizada por jovens do bairro, consistia na ingestão, em menor tempo possível, de 20 pacotinhos de “whisky”.
Kituxi André, disse que o presumível promotor do desafio, um jovem de 23 anos, já foi apresentado ao Ministério Público para os trâmites subsequentes, e avançou que concursos desta natureza têm acontecido pela periferia de Ndalatando. A entidade eevelou ainda que, em 2019, no bairro Hoji-ya-Henda, um episódio tinha acontecido quando um menor, de dez anos, perdeu a vida por intoxicação alcoólica, após ter bebido dez pacotes de “whisky”.
O médico Gilberto Canda explicou ao JA que a intoxicação alcoólica é causada pelo abuso intencional ou acidental do álcool, e esclareceu também que o álcool é absorvido entre 30 e 60 minutos, após a ingestão por via oral e metabolizado pelo fígado, cujo principal efeito é a inibição gliconeogénese, com consequente hipoglicemia.
O profissional de saúde avançou ainda que a intoxicação alcoólica tem, geralmente, início após a ingestão de duas ou mais bebidas alcoólicas e pode provocar convulsões, pneumonia por aspiração, traumas físicos e diminuição da glicose no sangue, pelo que, quando não for atendido atempadamente, o paciente pode morrer.