Adolescente insere bola no ânus e remoção desafia os médicos


Um adolescente australiano de 14 anos, precisou ser levado ao hospital após uma bola de golfe ficar preso no organismo. O objecto teria ficado alojado no cólon do menino, mas sem provocar dor.

Foto: Reprodução/Hidawi Case Reports in Surgery

Segundo a imprensa local, para o procedimento os médicos tiveram que usar seis ferramentas diferentes, entre elas, uma ventosa, rede médica, pinça de quatro pinos e um cateter de balão. Mas nenhuma foi eficaz, após duas horas de tentativas os profissionais do hospital desistiram de remover o objecto manualmente e decidiram esperar que saísse espontaneamente.

Já no dia seguinte, foi realizado novos raios-X que mostraram que a bola permanecia no cólon do jovem. Com a resistência da família em novas tentativas intrusivas, os médicos passaram a administrar uma grande quantidade de laxantes ao menino, que rapidamente conseguiu evacuar a bola de golfe. O adolescente recebeu alta, após apresentar bom quadro clínico nas horas seguintes e de não ser constatada nenhuma lesão no cólon.

Os médicos responsáveis chegaram a relatar que a bola de golfe, em particular, é um objecto desafiador em circunstâncias como essa.

“Uma bola de golfe apresenta desafios técnicos únicos ao tentar removê-la do cólon devido às suas propriedades mecânicas. Isso inclui o seu grande tamanho, formato esférico, incompressibilidade e a presença de reentrâncias, que impedem a vedação por sucção”, relatou um dos médicos.

Os profissionais aconselham que, em casos como esse, quando não há obstrução intestinal, o recomendado é que o paciente receba laxantes para que o objecto seja expelido sozinho.

 

Exit mobile version