Ian Santos, natural de Puerto Vallarta, no México, tem apenas 13 anos e tornou-se o biólogo molecular mais jovem de sempre ao terminar o mestrado na Universidade de Guadalajara, revela o jornal mexicano Nación321.
Segundo a publicação, Ian já sabia ler e falar perfeitamente aos três anos de idade, aos sete começou a trabalhar num estudo de regeneração de melanócitos em doentes com vitiligo e aos nove começou a estudar na Universidade de Guadalajara.
Apesar do percurso de sucesso, o adolescente não teve uma infância facilitada. Em declarações ao jornal, a mãe contou que lhe disseram numa escola que a criança tinha “um problema de déficit de atenção e um problema cognitivo”.
“As escolas não estão preparadas para o diagnóstico, acompanhamento ou apoio para crianças com alta capacidade”, lamentou.
Face aos desafios, a mãe decidiu tirar a criança da escola, e está começou a ter aulas particulares.
O percurso na Universidade de Guadalajara começou aos nove anos, após conhecer um professor de Ciências Exatas e Engenharia, que o convidou a assistir a uma aula. Nesse momento, Ian percebeu que o seu futuro passaria por ali e decidiu matricular-se na instituição, após receber os certificados equivalentes ao ensino básico e secundário.
Com o mestrado em Biologia Molecular concluído com sucesso, o adolescente pretende agora iniciar um doutoramento.
0 Comentário