Activistas angolanos pretendem realizar manifestação no dia 28 contra detenções e mortes de “zungueiras”


Os activistas angolanos pretendem realizar uma manifestação no próximo dia 28 de Fevereiro, em Luanda, para contestar a detenção de activistas e o homicídio de vendedoras ambulantes por agentes policiais.

Imagem: DR/Nova África

Segundo a activista Laurinda Gouveia, citada pelo Novo Jornal, foi submetida uma carta na segunda-feira ao Governo Provincial de Luanda, que dá a conhecer às autoridades a intenção da manifestação, a qual devia ser respondida nesta quinta-feira, em caso de rejeição.

“O Governo tinha que nos responder até hoje. Se não respondeu é porque não há nenhum inconveniente, logo, não temos necessariamente que ver um plano B, e porque o local que escolhemos para a concentração não tem sido comum” referiu Laurinda Gouveia.

A marcha que tem como local de concentração o largo das Heroínas, tendo como destino final o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, tem como principal objectivo chamar a atenção das autoridades para a libertação de presos políticos e o respeito pela vida das vendedoras ambulantes, conhecidas nacionalmente como “zungueiras”, de acordo com a fonte citada pelo Novo Jornal.

Os activistas esperam mobilizar um grande número de pessoas para a manifestação, especialmente as vendedoras ambulantes.

Exit mobile version