Aconteceu na noite deste sábado, (3), no Centro de Conferencias de Belas, Luanda, a primeira edição da premiação (e a partir de agora ira se realizar anualmente) “Angola Music Awards”, que premia os melhores da música angolana.
A premiação reuniu vários nomes do showbiz angolano, pelo tapete vermelho passaram celebridades como Eduardo Paim, Toni Amado, Sebem, o rei Elias Diakimueza, Mara dalva, Creusa Nhanga, Bruno M, Action Niga, Cef, Dji Tafinha, Francis Boy, Paul G, Selda, Nsoki, Mona Nicastro, Afrikanas, Yannuza e outros.
A apresentação do evento esteve a cargo de Sérgio Rodrigues e Dinamene Cruz, que deram as boas vindas a todos os presentes, a primeira edição do “angola music awards”. Numa noite recheada de estrelas foram atribuídos prémios em 25 categorias, entre eles produtores musicais, artistas, compositores e outros agentes que mais se destacaram na música angolana em 2012.
A grande festa da música angolana começou com o grupo Moyowenos em palco, numa homenagem a riqueza cultural de Angola. Os presentes puderam vibrar ainda com actuações de Selda, Tito Paris, Bruno M, Kelly Silva e Nsoki.
O rei Elías Dia Kimuezo foi o grande homenageado da noite da primeira gala de premiação “angola music awards”, por ter dado um grande contributo para o crescimento da música nacional, premio este que foi entregue pela Ministra da Cultura Rosa Cruz e Silva.
Anselmo Ralph embora ausente, foi o principal destaque da primeira edição do “AMA”, arrecadando 6 prémios das 7 categorias em que concorreu. Outros destaques foram Matias Damásio, Dj Malvado, Bruno M, com dois prémios cada.
O corpo de jurado para a primeira edição esteve composto pelo Jurista – João Pinto, Secretário-Geral da UNAC – Belmiro Carlos, Administradora das Edições Novembro -Sara Fialho, Presidente da Sociedade Angolana do Direito de Autor – Lopito Feijó, e o Músico, Produtor e Compositor – Tito Paris.
A produção executiva dos AMA é da responsabilidade do Grupo Mener, sociedade de direito angolano, em parceria com parceiros públicos e privados.