A jovem Matilde Sandra, de 33 anos ,natural da Lunda Norte mudou-se para Luanda com o marido a procura de melhores condições de vida. Mãe de 7 filhos, perdeu a visão repentinamente e como consequência foi abandonada pelo marido e está neste momento a atravessar uma fase muito difícil.
Matilde demonstra ser uma mulher doente, indefesa e desprotegida. Conta que mudaram-se para Luanda em 2006 mas devido as dificuldades em 2016, o marido a convidou para mudarem para a sua terra natal Benguela, onde o mesmo supostamente havia conseguido um emprego, o que poderia mudar consideravelmente a vida da família.
Matilde perdeu a visão misteriosamente em Dezembro de 2016, procurou ajuda médica mas não houve êxitos. Cega e grávida, teve de se mudar para Luanda a pedido do marido, sem as devidas condições.
De regresso a cidade capital a jovem começou a enfrentar grandes dificuldades quando o esposo deixou de prestar assistência a família e despereceu sem deixar qualquer rastro.
Matilde tem sido ajudada pelos vizinhos mas o apoio ainda é suficiente, impossibilitada de trabalhar e dependente dos filhos para se locomover, clama por ajuda de pessoas de boa vontade a fim de a agraciarem com qualquer meio de negócio para os filhos mais velhos venderem e conseguirem suster a família.
Por: Anicia Gamboa