Vendedores dos mercados informais começam a ser registados em todo o país


Começou a ser implementado em todo o país o Programa de Reconversão da Economia Informal, que tem como foco o financiamento e formação de mulheres e jovens que se dedicam a venda ambulante de bens e serviços.

O programa foi lançado no mercado do Km 30 em Luanda, em Novembro de 2021, e agora será extensivo as restantes províncias do país, e já permitiu tornar formais 43.800 negócios que foram transformados em microempresas.

Dalva Ringote, secretária de Estado para a Economia, disse que com esta acção, o Executivo procura ter a visibilidade efectiva da grande componente que se tem na informalidade, pois sabe-se que mais de 70 por cento da população tem um emprego informal.

“A informalização não se combate, mas sim reduz-se com medidas  como ter registo, cadastramento de identificação fiscal, contribuição na Segurança Social e, em última instância, beneficiar de um micro crédito”, disse Dalva Ringote.

Para a secretária de Estado o termo “zungueira” é pejorativo pois as pessoas implicadas no ofício são empreendedoras, mães, com visão de crescimento de diversos negócios. As igrejas também são chamadas, já que muitas delas actuam no âmbito da economia solidária com cooperativas não formais.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Quero participar na formação, porque sou vendedor e quero crescer