Treze mortos em naufrágio ao largo da Austrália


Treze pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas na sequência do naufrágio de uma embarcação que alegadamente transportava imigrantes ilegais para a Austrália, informaram as autoridades.

naufragio-australia-size-598

O ministro do Interior, Jason Clare, disse que imagens aéreas do local do acidente, ao largo da ilha australiana de Natal, mostram restos de madeira e coletes salva-vidas e permitem identificar 13 corpos.

Uma operação de busca e salvamento está em curso, envolvendo 15 navios e 10 aeronaves, para tentar encontrar sobreviventes, disse ainda o ministro, que classificou o incidente como “mais uma tragédia terrível, mais um lembrete terrível de quão perigosas são estas viagens”.

Quando o barco foi detetado por um avião da proteção de fronteiras na quarta-feira, as autoridades identificaram “aproximadamente 55 pessoas no convés do navio, a maioria homens adultos, mas também algumas mulheres e crianças”.

O navio da marinha HMAS Warramunga foi enviado para intercetar o barco na quinta-feira, mas este tinha desaparecido e as buscas aéreas só voltaram a ter sinal do aparelho na sexta-feira, quando “um casco submerso” era visível do ar.

O Warramunga chegou ao local do acidente e encontrou madeira e coletes salva-vidas a boiar, tendo o primeiro corpo sido visto na sexta-feira ao fim do dia e os outros 12 hoje de manhã.

Fonte: DN


Gostou? Partilhe com os teus amigos!