125 casos de violência doméstica foram registados na província do Cunene


Mais de 125 casos de violência doméstica foram registados na província do Cunene, menos 10% em relação ao ano anterior. “Vítimas devem denunciar às autoridades”, disse a Directora Provincial da Família e Promoção da Mulher. 

Dos casos registados, 25 correspondem a ofensas morais, 26 incumprimentos de mesada, 17 ofensas corporais, 20 desalojamento, 18 fuga a paternidade, 11 privação de bens, quatro abandono do lar com igual número de adultério. Segundo a Directora Provincial da Família e Promoção da Mulher as “Vítimas devem denunciar às autoridades”.

A Direcção da Família e Promoção da Mulher tem se esforçado em resolver estes e muitos dos conflitos socais, contando com o apoio de repartições jurídicas sobretudo no acompanhamento processual dos casos de violência doméstica. No entanto, a  Directora Provincial da Família e Promoção da Mulher aconselhou as mulheres vítimas de violência doméstica a denunciarem os casos às autoridades de direito.

“As mulheres sendo maioritárias no país e mais atingidas por isso, devem denunciar as autoridades, a fim de serem responsabilizados os autores”, frisou em declarações à Angop.

A Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher frisou que vai continuar a trabalhar no sentido de combater tais práticas, através da sensibilização da sociedade civil, incentivando deste modo a cultura do diálogo nos lares e reflexões dos problemas que afligem as comunidades.

“A redução da violência constitui elemento indispensável no processo de construção de uma sociedade mais saudável e sobretudo democrática, em benefício da dignidade da pessoa humana”, disse em conclusão.

 

Fonte: RedeAngola

Exit mobile version