110 casos de tráfico de seres humanos foram registados em Angola regista neste ano


A Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste, informou nesta terça-feira, 18 de Maio, que nos cinco primeiros meses deste ano foram registados cerca de 110 casos de tráfico de seres humanos, sendo que 27% dos casos, já teve seus autores julgados.

Ana Celeste disse que, particularmente em Luanda, tem se constatado com preocupação, nos últimos tempos, alguns focos de adultos organizados que usam crianças para estes casos. A Secretária do Estado referiu que destes casos três foram à julgamento, pelo que defendeu que os órgãos de justiça intensifiquem as acções no sentido de combaterem este mal.

“O tráfico de pessoas é condenado como uma violação dos direitos humanos. É necessário virar as atenções aos adultos que usam as crianças com fins de obterem lucros. Há casos que têm a ver com exploração infantil em fazendas e empresas de construção civil”, afirmou.

Angola tem dado passos significativos no sistema nacional de prevenção, protecção e assistência às vítimas e naquilo que é o combate aos autores, com reforços de parcerias com as instituições ligadas ao combate ao tráfico de pessoas.

O mecanismo nacional de proteção a assistência às vítimas de tráfico de seres humanos é o modelo que Angola irá usar para indicar as formas de actuação nos diferentes envolvidos quando estiverem em contacto com uma possível vítima de tráfico de pessoas.

Ana Celeste assegurou ainda que o vai fortalecer acções conjuntas em relação aos actores estatais e as não estatais tendo como objetivo melhorar o sistema  especializado as vítimas.

 

 

Por: Fátima kandjila.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *