No mês da consciencialização sobre a prevenção do suicídio, a ZAP reuniu duzentas pessoas, entre seus colaboradores da ZAP e membros da Comunidade Bravuz, para uma marcha, em Luanda, no sábado, 21 de Setembro.
A caminhada que teve início e terminou na sede da ZAP, cobriu um percurso de 5 km pelas principais ruas do município de Talatona, em Luanda. Este gesto simbólico busca promover a sensibilização da sociedade sobre esse grave problema. Esta iniciativa teve também como objectivo destacar a importância de abordar questões de saúde mental no país.
Filipa Vera Cruz, Chefe de Departamento de Activação de Marca e Comunicação Institucional da ZAP, que esteve entre os participantes, ressaltou a importância de abordar abertamente a questão do suicídio.
“O suicídio é um problema sério que exige o compromisso de toda a sociedade, pelo que, falar abertamente sobre esta questão é importantíssimo para criar estratégias de prevenção”, afirmou Filipa que sublinhou que “a ZAP pretende contribuir para que o suicídio deixe de ser um estigma na sociedade e que se incentive a consciencialização. Este movimento deve encorajar o diálogo e abrir espaço para conversas sobre saúde mental”.
Setembro Amarelo, é uma campanha global de prevenção ao suicídio, e eventos como estes ajudam a alterar a sociedade sobre a gravidade do problema, incentivar o diálogo e promover o apoio emocional às pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental.