Um estudo promovido recentemente por um grupo de italianos, mostrou que comer chocolate pelo menos uma vez por semana antes de estudar pode melhorar a memória e o raciocínio, aumentando as chances de aprender mais facilmente.
Os pesquisadores constataram que logo após a ingestão de cacau, há melhoras significativas na memória, como mais atenção, a retenção de dados visuais e rapidez do pensamento. Em alguns tipos de pacientes, o alimento aumentou a capacidade das funções metabólicas e a vascularização do cérebro.
Além de todos os benefícios citados acima, a pesquisa descreveu também que o cacau tem grande impacto sobre pessoas idosas, pois ajuda a melhorar a fluência verbal, inclusive à aqueles idosos que já apresentam sinais de demência inicial.
Os cientistas italianos alertam, entretanto, que é preciso bom senso na hora de comer chocolate pelo facto de que geralmente vem acompanhado de ingredientes bastante calóricos, como leite e açúcar. Por isso, para evitar problemas graves de saúde, os nutricionistas, aconselham a dar preferência aos chocolates amargos e escuros, com maior concentração de cacau.