Você acredita na existência do Pai Natal? O dia de natal é um religioso feriado comemorado mundialmente em todos os anos, 25 de Dezembro é destinado a celebrar o nascimento de Jesus Cristo, embora seja tão abrangente comemorado também pelos não cristãos como uma data especial e de feriado, logo através do natal existe o Pai Natal ou Papai Noel (Noel é natal em francês) , uma lendária figura que em muitas culturas trás presentes as crianças que portaram-se bem durante o ano na noite de 24 a 25. 3 em cada 5 jovem já acreditou no Papai Noel quando criança e maior parte das crianças acreditam nele apesar da globalização.
Mesmo sendo uma figura inspirada no santo São Nicolau o ex-arcebispo da cidade de Mira, Turquia no século IV que foi um ser humanista, que preocupava-se e ajudava de forma anónima às pessoas que tivessem a passar por dificuldades financeiras de uma forma misteriosa e curiosa ele colava um saco com moedas de ouro nos chaminés das casas e trazia o sorriso de volta aos semblantes.
Quando foi descoberto, o homem passou a ser considerado como um santo e depois de vários milagres lhe serem atribuído, sua transformação em símbolo natalício começou na Alemanha e dai percorreu o mundo inteiro e nunca mais parou.
Naquela altura San Nicolau era retratado com roupas de bispos, hoje em dia Pai Natal é retratado como um homem alegre, de barba branca, casaco vermelho de gola e punho com mangas brancas, com cinto e botas pretas. É de salientar que a Coca Cola influenciou nesta imagem do Papai Noel, através dos Medias após lançar um comercial do “bom velhinho” no século XX.
Quanto a sua morada, parece que a cada ano as lendas aumentam, na mais antiga Pai Natal vive no Extremo Norte numa terra cheia de neve, a versão americana diz que ele mora sozinho em sua casa no Polo Norte, enquanto os britânicos dizem que ele mora nas montanhas de Korvatunturi na Polônia, Finlândia com sua esposa mamãe Noel e inúmeros elfos mágicos, outra ainda mais popular diz que ele faz anualmente a lista de crianças bem comportadas do mundo e deixa-lhes presentes e as mal comportadas dá-lhes carvão.
Mas claro, nem tudo é um mar de rosas, às crianças que acreditaram ontem hoje já adultos mostram o contrário, vários cristãos defendem a ideologia de que está tradição desvia das origens religiosas e distrai o mundo para o verdadeiro propósito de Natal, outros críticos consideram Papai Noel uma mentira elaborada e que é incorrecto os pais ensinarem os filhos acreditarem nele e outros ainda acham que ele é um símbolo da comercialização do Natal e não passa de propaganda para aderência ao Natal.