Três angolanos diagnosticados com Cancro da mama


O Centro Nacional de Oncologia registou, de Janeiro a Maio deste ano, 97 casos de cancro da mama, dos quais três diagnosticados em homens, segundo a médica da instituição, Albertina Manaça.

De acordo com o jornal de Angola que cita à Angop, os casos da doença tendem a crescer, a propósito do tema “Formas de prevenção e combate ao cancro da mama”. Muitos pacientes procuram os serviços do Centro numa fase já avançada da doença.

O Centro registou em 2013 cerca de 328 casos de cancro de mama, dos quais 11 em pacientes homens. O cancro de mama não é uma doença frequente em homens, mas pode ocorrer. “Estudos indicam que um por cento do número de cancros da mama ocorre em homens e por isso todos devem prevenir-se contra a doença”, esclareceu.

A OMS estima que perto de 300 indivíduos do género masculino são anualmente diagnosticados com a doença, sendo mais comum em homens com mais de 60 anos. Os sintomas incluem o aparecimento de um ou vários nódulos na mama, alterações no tamanho, na forma ou na pele do seio masculino, mudanças no aspecto do mamilo, descarga mamilar, úlceras mamárias ou uma erupção cutânea no mamilo e na sua área circundante.

Exit mobile version