Tomar banho é uma medida de higiene, serve para refrescar, contribui para o bem-estar, pode ser uma forma de começar o dia mais acordado ou de adormecer melhor. Mas especialistas, alertam que tomar banho de manhã não é uma boa escolha e para isso, apresentam quatro motivos.
Se é daquelas pessoas que não vivem sem aquele banho pela manhã, preste atenção. Cientificamente, pode ser mais vantajoso o banho da noite, que faz mais pela sua saúde e pelo seu corpo, inclusive pode fazer muito pelo sono e descanso da pessoa, para o fazer se sentir melhor no dia seguinte. Abaixo, seleccionamos quatro dos motivos para evitar tomar banho de manhã e apostar no “banho noturno”:
Deixa os lençóis mais sujos à noite
Deixar de tomar banho à noite pode deixar mais sujidade, bactérias, células mortas e suor na cama. Durante o dia, acaba por acumular muita sujidade e suor. O cabelo acumula muito pó e outras partículas.
Ficar com mais alergias
Os ácaros são pequenos insectos que vivem no pó e prosperam em ambientes quentes e húmidos. Alimentam-se de células mortas da pele. Quando uma pessoa vai para a cama sem tomar banho, está a fornecer uma fonte de alimento para esses ácaros. À medida que se multiplicam, podem desencadear alergias e sintomas de asma.
Dormir pior à noite
Quando uma pessoa vai para a cama sem tomar banho, pode sentir-se desconfortável e suja, o que pode dificultar o sono. Além disso, se tiver muito suor e sujidade na pele, pode causar comichão e desconforto, o que atrapalha o sono.
Ficar com a pele em mau estado
Quando vai para a cama sem tomar banho, a sujidade, o suor e as bactérias da pele podem contribuir para o entupimento dos poros e para a produção excessiva de óleo, o que pode levar ao desenvolvimento da acne, por exemplo.