São somados ja mais de 5 anos de carreira, Soraya da Piedade de 36 anos é das criadoras de moda mais requisitadas do país. No inicio da sua carreira, recebeu o prêmio “Estilista Revelação”, no evento “Moda Solidaria” realizado pelo agente de moda “Hadjalmar El Vaim” e ate agora tem mostrado que esse reconhecimento não foi em vão.
Foi nomeada pela segunda vez consecutiva, nos troféus “Moda Luanda 2015” realizado pela STEP Models comandada pela Melhor agente de moda em Angola, Karina Barbosa.
De sorriso fácil, em uma conversa exclusiva a Angorussia, Soraya Da Piedade falou sobre o mercado da moda em Angola, da sua paixão pela “criação e da sua relação com a maternidade.
AngoRussia: Foi nomeada pela segunda vez consecutiva na categoria “melhor criador do ano”, que importância tem para si essa nomeação?
Soraya Da Piedade: Acredito na maxima que diz que o reconhecimento é o melhor prêmio… Temos uma nova geração de Estilistas que querem fazer a diferença e estar entre os melhores, faz com que todo o esforço, abnegação valha a pena.
AR: Em que momento da sua vida descobriu a sua paixão pela moda?
S.P: Desde sempre, só não sabia como traduzi-la em ações, e o curso em Design de Moda foi fundamental para o efeito.
AR: É formada em moda, quais foram as maiores dificuldades que encontrou enquanto se formava?
S.P: Sinceramente? Nenhuma! Sentia-me num oasis a saciar a minha sede… Ainda sinto, por isso quero estudar um pouco mais outras vertentes da área.
AR: Como descreves a sua profissão?
S.P:Para mim é a melhor que existe, acredito ter nascido para criar pois todo o processo é muito prazeroso, quando não estou a criar sinto-me fora de órbita.Rsrsrs
AR: O que a diferencia dos demais criadores de moda?
S.P: Só o Público pode dizer que diferença (e se existe) tem… Agora existem preceitos que sigo, como o cuidado com acabamento das roupas e toda a sua aparência em geral, e espero que seja visível.
AR: Quem aponta como seus principais concorrentes no mercado?
S.P: Todo o criador que tem como meta inovar, mudar, crescer, acrescentar é um concorrente para mim, acho a concorrência saudável, e estimulante, tira-nos do Cantinho confortável e leva-nos a querer melhorar sempre… O que desprezo é a concorrência desleal, a feita por tráfico de influências ou de qualquer outra espécie.
AR: Costuma ter um prazo ou data limite, para realização de um colecção?
S.P: Sim! Em geral 30 dias apenas para a confecção, naturalmente tem um processo que antecede a produção e esta leva em média 30/40 dias… (Definição da coleção,definição da paleta de cores,materiais,aviamentos, mercados onde estes deverão ser comprados,etc).
AR: No processo criativo de moda, quais as principais referências?
S.P: A esta altura acabei já por criar o meu próprio Modus Operandi, mas já inspirei-me bastante em marcas como a Chanel (minha preferida) Dior, Madame Grés.
AR:-Como vê a questão de identidade?
S.P: É fundamental que uma marca tenha identidade própria pois só assim o Público percebe os traços característicos de cada uma, e ajuda a identificar-se com ela ou não.
Para alem de que de todo o criador tem uma referência directa ou indirecta que o inspira (ou), no meu caso, sempre fui fã da forma elegante que a minha Mãe se vestia na década de 80, e é curioso como uso muito os ombros estruturados, os bolsos em todos os looks, os extra Midis e por aí vai, e o público já consegue reconhecer as minhas criações por estes e outros elementos sempre presentes.
AR: Como ocorre todo esse processo criativo? Suas ideias surgem com o decorrer do dia, ou cria de acordo a personalidade do cliente?
S.P:Para criar as coleções existem vários itens a serem levados em consideração (para além da Inspiração) para mim o mais difícil costuma ser editá-las entre o conceptual e o comercial, pois como criadora quero sempre mostrar inovação, a cada coleção porém como Empreendedora preciso garantir que também tenham o apelo comercial para o público…
Ja as roupas sob medida seguem um curso diferente das coleções, pois elas são com base na ideia que alguém já tem, e só precisa de quem a materialize…Nestes casos o meu lado técnico é que é o mais requisitado pois preciso auxiliar a cliente a adaptar a sua ideia ao seu Biótipo. Porém existem casos em que a cliente deixa totalmente por minha conta a criação, e nestes a responsabilidade é a dobrar, mas a recompensa também. (Rsrsrs)
AR –Já aconteceu na hora de criar algo, na certeza de que estava incrível, e no final o cliente reagir de forma negativa?
S.P: Já! Uma única vez até agora, espero que continue assim (1 em 1 milhão). (Rsrsrsrs)
AR: Qual é a faixa etária do seu publico alvo?
S.P:Em média 25/40 anos.
AR: Quais foram as experiências mais marcantes na sua trajectória?
S.P:Ter sido admitida para fazer parte da semana de moda de Curitiba, cidade Brasileira onde me formei, apesar de ser estrangeira o que não fazia parte do regulamento, fez toda a diferença em minha carreira.
AR: Qual é o seu objectivo enquanto criadora de moda?
S.P: Contribuir para a mudança de paradigmas quanto a Moda feita em Angola… Quero provar que temos qualidade suficiente para garantir que nosso público alvo não precise somente comprar fora do País.
AR: Se não fosse criadora de moda, que outra profissão optaria?
S.P: Designer de Interiores, artista plástica, cineasta, resumindo qualquer outra Profissao que me permitisse criar! (Rsrsrs).
AR: Como é a sua rotina de trabalho?
S.P: Totalmente sem rotina! E é isso que amo na minha profissão.
AR -Como inseres a moda no seu dia-dia?
S.P:Eu vivo e respiro moda, ela ja nem precisa ser inserida, faz parte do meu ser.
AR: Até hoje, qual foi a sua melhor criação e porquê?
S.P: Dificil, é como escolher um filho preferido, porem tenho alguns vestidos de Noiva muito especiais pois foram um Marco… O primeiro que fiz para uma sobrinha (Lukeny Cipriano), o que fiz totalmente com pano do Congo (Cristina Garcia) e outro que fiz Rosa, para Mãe e Filha (Alexandra Ramalho).
AR: Existe alguma pessoa em especial, que gostaria de criar uma peça e ainda não teve oportunidade?
S.P: Naturalmente todas as mulheres se Inspiram naquela que nos representa num todo,refiro-me a primeira dama do nosso País, espero poder ter esta honra, eventualmente.
AR: É casada a mais de 12 anos. Que importância tem pra si o matrimonio?
S.P: Um lar representa estabilidade, família é Pilar… E se não estiver bem afinado, todas as outras vertentes da vida pessoal e não só desandam… Lutamos para que a harmonia esteja sempre presente.
AR: O seu marido tem apoiado e acompanhado seu trabalho?
S.P:Sim! Na verdade é um dos percursores, junto com a minha Mãe de todo este movimento… Rsrsrs
Sempre apoiou, sempre esteve presente,sem este apoio com certeza teria sido muito dificil.
AR: É mãe pela primeira vez, o que a maternidade lhe trouxe de novo?
S.P: Todos os velhos clichês de que a maternidade nos muda por completo, que vemos um novo sentido para a vida, que temos o coração a andar fora do corpo… se aplicam a mim! Só entende quem vive, não existe nada mais especial, nem graça maior do que ser Mãe…
AR: – Sabemos que é um casal de Gêmeos, como é ser mãe de gêmeos?
S.P: Outra coisa qualquer! (Rsrsrs). Tudo em dobro, a benção e o trabalho! Porém ser mãe aos 36 anos, trouxe-me outro olhar e outra disposição para cuidar, amar e educar os meus filhos, só peço a Deus que me oriente para ser a melhor possível.
AR: -Deseja ter mais filhos ?
S.P: Ainda não decidimos sobre isso, talvez mais para frente…
AR: Qe mensagem deixaria aquelas pessoas que gostariam de seguir os seus passos?
Lutem, desistir nunca…Eu acredito que quando temos um desejo profundo e constante em nossos corações, provavelmente seja esse o desejo de Deus para a nossa vida, segui-lo exige muito, mas a recompensa…Compensa!
Raio X
Perfume-Por agora Prada Candy by Prada
Musica -Precisaria de um top 10 pelo menos..Tenho gosto eclético:Louvor,clássicos,soundtracks etc,etc..
Comida-Funges: Miudezas, Cabidela, Moamba de Galinha
Bebida -Refrigerantes(ops)
Vicio-Internet|Trabalho
Viagem-Dubai|New Delhi
Livro-Biblia Sagrada
Uma Mulher-Minha Mãe(Conceição A.Rola)
Um Homem-Meu Marido(Onésimo da Piedade)
0 Comentário