No âmbito do dia mundial dedicado à luta contra o cancro da mama, comummente designado por “Outubro Rosa”, o Standard Bank apoia a Liga Angolana de Combate ao Cancro – LACC.
Designado “Outubro Rosa”, Entre os dias 10 e 12 de Outubro, foram organizadas as primeiras acções na comuna do Zango1, e no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em conjunto com a organização “Médicos Pela Vida”- um grupo de médicos do Hospital Militar Central, sem ligação partidária nem religiosa- e, A Liga Angolana de Combate ao Cancro (LACC).
As linhas orientadoras destas acções são: Ajudar, orientar e confortar a população mais carenciada do nosso país, servindo-se da sua boa vontade, humanidade e conhecimento técnico.
Na acção que decorreu sábado passado, na comuna do Zango 1, a organização prestou serviços de assistência médica e aconselhamento para prevenção de clínica geral, com foco na malária e doenças diarreicas.
De acordo com Sayonara Rosa, especialista em cirurgia interna e vice-presidente da organização, este grupo desloca-se às comunidades, pelo facto de os mais desfavorecidos terem por vezes, grandes dificuldades em aceder às unidades hospitalares do País.
“O nosso objectivo é, além de fazer consultas, medicar, aconselhar e mostrar os cuidados a ter para prevenção de certas doenças, como por exemplo, cuidar da água, higiene pessoal e tratamento dos resíduos sólidos”.
Fazendo do princípio “Se não conseguem vir até nós, então vamos nós até eles” uma realidade, a responsável elogiou a iniciativa do Standard Bank Angola por ter-se juntado ao projecto, e acrescentou que, muitas acções decorrerão até no final do mês.
Nesta segunda-feira, 12 de Outubro, foi realizado a primeira palestra sobre Cancro da mama, em parceria com a Liga Angolana Contra o Cancro (LACC) e o Instituto Angolano de Controlo do Câncer (IACC).
De acordo com o Departamento de Responsabilidade Social do Standard Bank, no âmbito do dia mundial dedicado à luta contra o cancro da mama, comummente designado por “Outubro Rosa”, o Banco apoia a Liga Angolana de Combate ao Cancro – LACC, que habitualmente realiza actividades para assinalar a efeméride, tendo como como principal objectivo a divulgação de informação sobre a doença e a acima de tudo, a importância da prevenção desta patologia.
O Departamento informou que, o programa culminará no dia 31 de Outubro com a realização de uma marcha de solidariedade para com os pacientes e de consciencializaç ão sobre o cancro da mama, lembrando que “Prevenir é melhor que tratar”.
A marcha terá início a partir do largo 1º de Maio, passando pelo Hospital Militar Principal, largo da igreja da sagrada família, Maianga, largo Amílcar Cabral, rua Amílcar Cabral e termina no IACC (Instituto Angolano de Controlo de Câncer).