Sabia que ao usar um soutien errado, pode estar a criar vários problemas de saúde?
Soutiens demasiado apertados podem causar dores de cabeça, problemas de pele, tendinites e até problemas de digestão, avança o jornal britânico ‘Daily Mail’.
Estima-se que até 80% das mulheres usa, no seu dia-a-dia, o tamanho errado de soutiens.
Para além de ficar com uma silhueta mais estranha, esta má escolha traz implicações muito graves para a saúde de qualquer mulher.
De acordo com o ‘Daily Mail’, quatro em cada cinco mulheres usam soutiens demasiado apertados para o seu peito.
Por trás deste erro estão duas visões erradas: A maior parte das senhoras pensa que tem as costas mais estreitas do que realmente tem e o peito maior do que aquele que possui.
SOUTIEN ERRADO = PROBLEMAS DE SAÚDE
Usar a roupa interior errada pode levar ao desenvolvimento de uma má postura e a complicações nos órgãos internos. A pressão que um soutien apertado faz pode levar a problemas de respiração e digestivos e até ao desenvolvimento do Síndroma do Cólon Irritável, uma doença intestinal que não provoca uma lesão orgânica, mas causa um grande desconforto.
Lorna Mills, uma especialista em quiroprática, ou seja, na relação entre o sistema nervoso e a coluna, afirma que testemunha casos destes de forma recorrente: “As mulheres chegam à minha clínica com dores nos ombros, nas costas, problemas de digestão causados pela compressão do diafragma e dos pulmões, marcas das alças e dos aros… Tudo sinais de que usam o soutien errado para o seu tipo de corpo”, explica.
“Quando as alças estão demasiado apertadas, os ombros e o pescoço acabam por ser ‘empurrados’, o que leva a ficar com a coluna torta, gerando tensão e desconforto”, disse Lorna Mills ao ‘Daily Mail’.
Para além destes problemas, o aperto das alças pode levar também ao bloqueio de nervos, a dores de cabeça fortes, irritações na pele e problemas na corrente sanguínea.
Para evitar que tal aconteça, o ideal é escolher o soutien perfeito para o seu corpo…
COMO ESCOLHER UM SOUTIEN?
Existem vários parâmetros que devemos ter em conta quando estamos a escolher soutiens:
Alças
– Não devem estar apertadas ao ponto de se ‘afundarem’ na pele;
– A parte de trás do soutien não deve ser muito apertada, ao ponto de, ao longo do dia, ir subindo. O ideal é conseguir tocar com dois dedos nessa parte. Se conseguir, é porque o soutien está no lugar certo.
Copa
– O seio deve estar junto à copa do soutien. Esta não deve ser nem demasiado larga, nem demasiado apertada.
Aros
– Se é jovem e os seus seios ainda estão a crescer, deve evitar soutiens com aros. Também as grávidas devem evitar este tipo de suporte.
– Se o aro do seu soutien está a magoá-la, não o use. Evitar sempre um aro espetado debaixo do peito!
– Os aros devem assentar de forma confortável junto à caixa torácica.
– Os seios não podem estar a ‘sair’ por baixo dos aros.
Fonte: cmjornal