Shopping Fortaleza e DP Pulungunza realizam caminhada solidária em apoio a luta contra o cancro da mama


Como parte da sua participação activa no mês de consciencialização para a prevenção do cancro da mama, o Shopping Fortaleza em parceria com a DP Pulungunza, realizou, no último sábado, 26 de Outubro, uma caminhada solidária pela Orla Marítima de Luanda.

Foto: Cedida/DR

A iniciativa surgiu para sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da mama, que continua a ser um dos maiores desafios de saúde para as mulheres angolanas.

Conforme o Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC), o cancro da mama foi o mais diagnosticado no país em 2023, com 312 novos casos e 23 mortes. Os dados referentes ao primeiro semestre de 2024 indicam já 216 novos casos e 11 mortes, o que reflecte a urgência de aumentar o rastreio e a detenção precoce.

O Director-Geral do IACC, Fernando Miguel, sublinhou recentemente que, em muitos casos, as mulheres chegam ao hospital num estado avançado da doença, o que reduz significativamente as suas chances de recuperação.

Embora não existam grandes constrangimentos no tratamento, pelo que, o director apela a um esforço colectivo na prevenção e rastreio precoce da doença.

A Caminhada Solidária, iniciou nas instalações do Shopping Fortaleza e terminou no Porto de Luanda. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer parte da actividade fitness ao ar livre, incluindo música e dança, promovendo a saúde e bem-estar de forma divertida e dinâmica. Aos participantes foi solicitada a doação de material médico descartável ou produtos alimentares não perecíveis que foram entregues a instituições que apoiam mulheres em tratamento oncológico, reforçando o lado solidário e comunitário desta iniciativa.

O Shopping Fortaleza reitera o seu compromisso com a difusão de informação essencial e acessível, contribuindo activamente para o combate ao cancro da mama e para o aumento da consciencialização sobre a importância do rastreio precoce, em linha com as directivas das autoridades de saúde.

Exit mobile version