O consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Mas agora pesquisadores afirmam que o sexo oral apresenta grande risco, e esta no topo da lista entre uma das causas do câncer da garganta.
Apesar do avanço no tratamento do câncer, a doença ainda é temida por muitas pessoas e rodeada de tabus. E, não deixando de se esquecer que o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi no passado dia 8 de Abril.
Sexo oral pode causar câncer na garganta?
Pesquisa feita pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o vírus HPV (vírus papiloma humano), atualmente é um dos principais causadores da doença em pessoas com menos de 50 anos. Este vírus pode causar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com pequenos e maiores graus de risco. Um deles é o causador de verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.
Homens, principalmente aqueles com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica, com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos em homens e em mulheres.
Outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV, em São Paulo (Brasil), cerca de 50% das pessoas com câncer de orofaringe (câncer da garganta) foram infectadas pelo HPV. Atualmente, não existem estudos científicos com o número de pessoas com esta doença aqui no nosso país, mas isto não significa que não existem cidadãos com esta doença. “O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral”, afirmou Maura Gillison, uma das pesquisadoras deste estudo. Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença.
Médicos sugerem que tanto homens como mulheres devem ser vacinados contra o vírus, e esta vacinação sera de beneficio para eles porque ira prevenir até 90% dos casos de infecções.
Fonte: SaudeTerra
0 Comentário