As abóboras têm imensos benefícios para a saúde e estão repletas de nutrientes com um impacto significativo no intestino e no sistema imunitário. O consumo desse tipo de alimento pode gerar muitos benefícios para o organismo humano, como os descritos neste artigo.
As propriedades da abóbora são fantásticas, dado que proporcionam vitaminas e minerais essenciais sem propiciar apenas calorias. Veja abaixo alguns dos benefícios da abóbora nos detalhes:
Sistema urinário: previne e alivia a cistite, a insuficiência renal, as pedras nos rins e a retenção de líquidos.
Protege o sistema digestivo: ajuda a combater a gastrite, a constipação e o excesso de acidez.
A abóbora ajuda a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável e da obstipação. São uma excelente fonte de fibra.
Perda/controle de peso: a abóbora é considerada um alimento rico em nutrientes, o que a torna uma óptima escolha para quem quer controlar o seu peso, uma vez que comer mais abóbora pode ajudar o consumidor a sentir-se saciado durante mais tempo devido aos elevados níveis de fibra.
Imunidade: geralmente, as abóboras são uma óptima fonte de vitaminas (C e E), assim como de betacaroteno, um pigmento vegetal com propriedades antioxidantes. Alguns estudos mostraram que as dietas ricas em carotenoides, capazes de ajudar “a prevenir a síndrome metabólica e proteger contra certos tipos de cancro”.
Visão: a abóbora é uma fonte rica de beta-caroteno, algo que é convertido no corpo em vitamina A. É um nutriente fundamental para a visão.
Pele: Além de betacaroteno, a abóbora possui carotenoides, um componente rico em vitamina C e que funciona como um protetor solar para a pele. A vitamina C produz colágeno, um tipo de proteína que actua beneficamente para a saúde dermatológica do ser humano.
Além da proteção solar, a vitamina A dos componentes da abóbora auxilia muito para retardar o envelhecimento da pele, evitando o surgimento de rugas.
Coração: o sistema cardiovascular é afectado positivamente pelo consumo de abóbora. Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração.
Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame. Outra consequência positiva para o corpo humano é evitar os picos de açúcar no sangue.
Sono: já as sementes da abóbora são aliadas do sono porque contêm um aminoácido chamado triptofano que estimula o sono e a produção de serotonina.