Todos os electrodomésticos precisam de cuidado na hora do uso, e não é diferente com o micro-ondas, muito presente no dia a dia de várias famílias. Por esta razão, é preciso ter cuidado e saber o que pode e o que não pode reaquecer nele.
De acordo com nutricionistas, reaquecer alimentos, pode contribuir para a degradação de alguns nutrientes, como as vitaminas hidrossolúveis, sobretudo a vitamina C e as do complexo B. O arrefecimento e reaquecimento inadequado podem favorecer o crescimento de micro-organismos que produzem toxinas resistentes ao calor que levam a intoxicações alimentares.
Apesar de o micro-ondas ser rápido e conveniente, tende a aquecer os alimentos de forma desigual, pós o calor gerado por ondas nem sempre penetra de forma uniforme, o que pode deixar partes do alimento em temperaturas inadequadas, permitindo que microrganismos nocivos sobrevivam e isso pode fazer o alimento estourar, causando queimaduras.
Abaixo listamos seis dos alimentos que nunca deve reaquecer no micro-ondas e por quê:
- Ovo cozido
Reaquecido pode ser fonte de bactérias, como a “Salmonella”, no micro-ondas, o eletrodoméstico pode não ser capaz de eliminar totalmente esses patógenos, principalmente em pratos como omelete.
- Arroz
No micro-ondas o arroz pode desenvolver “Bacillus cereus”, uma bactéria que sobrevive à cozedura e produz toxinas resistentes ao calor. Mesmo após o reaquecimento, essas mesmas toxinas podem permanecer no arroz, resultando em intoxicações alimentares.
- Pimentas
Elas liberam gases que causam ardência nos olhos, narinas, bocas e até na pele. Além disso, na maioria dos casos, elas podem até pegar fogo dentro do eletrodoméstico.
- Batata
Assim como o arroz, as batatas não devem ficar muito tempo fora da geleira. Quando mantém batatas à temperatura ambiente por mais de duas horas, as bactérias “Clostridium botulinum” podem proliferar-se, o que aumenta o risco de botulismo, uma doença rara mas grave e potencialmente mortal, causada por uma bactéria.
- Frango
Se não for cozido de forma uniforme e a uma temperatura interna mínima de 74ºC, o frango é altamente suscetível à contaminação por bactérias, como a “Salmonella”.
- Água
Pode parecer insignificante, mas aquecer água no micro-ondas é perigoso, por mais que se tome cuidado. Isso porque a água pode atingir o seu ponto de ebulição muito rápido, ainda mais se for uma quantidade pequena, o que ocasiona numa explosão.