Ministra da Saúde defende que: “diagnóstico precoce do cancro pode prevenir da morte”


A Ministra da Saúde, Silvia Paula Lutucuta, participou no encerramento da Feira da Saúde Unitel, que decorreu neste Sábado (28), no largo do Soweto, durante a palestra de apresentação, fez entender que o programa do governo pretende trabalhar mais na prevenção do cancro, pois, prevenir é melhor que tratar.

A recém nomeada ao cargo, fez entender que o diagnóstico precoce do cancro da mama, antes de surgirem quaisquer sinais ou sintomas, é muito importante, aumentando assim as probabilidades do tratamento ser mais eficaz, e contribuirá na diminuição da taxa de mortalidade.

“Dentro do programa do governo, iremos trabalhar mais na prevenção do cancro, a educação para saúde é uma prioridade, ensinar as mulheres e os homens a fazerem o auto-exame, o diagnóstico precoce é muito importante e pode prevenir morte, a estatísticas são altas, e taxa de mortalidade é muito elevada ainda, das pessoas que recorrem ao nosso centro de oncologia, quando para lá vão já estão num nível muito avançado”, avançou a Ministra da Saúde.

Fazendo o auto-exame, nota-se quando as mamas não são iguais e que podem surgir alterações devido a diversos factores, como é o caso a idade, a toma de pílulas anticoncepcionais, os ciclos menstruais, a gravidez ou a menopausa. Se no auto-exame a mulher detectar algo pouco usual, deve sempre entrar em contacto com o médico logo que possível.

A Feira foi realizada no âmbito do programa da responsabilidade social da UNITEL, que decidiu investir em duas áreas fundamentais, educação e saúde, sendo que em 2015 começou com o projecto Feira da saúde que tem o grande objectivo de levar a saúde as populações, promover a saúde, educar e sensibilizar, para uma melhor qualidade de vida e bem estar, segundo afirmou Telmo dos Santos, responsável pela Feira.

“A Unitel quer de facto continuar a privilegiar a saúde como uma área de grande carência no nosso país e que precisa de parceiros estratégicos, com a visão de que a saúde é um dos bens mais importante que temos, de forma engajada e comprometida continuaremos então com o Ministério da Saúde , levar mais saúde as nossas populações”, disse Telmo Dos Santos em entrevista ao AngoRussia.

Na Feira da Saúde, houve várias especialidades, dentre elas Oncologia, cardiologia, fisioterapia, saúde auditiva, oral, urologia, medicina geral, segurança rodoviária. Os cidadãos presentes, receberam ofertas de mosqueteiros, bem como, alguns deles fizeram teste de HIV SIDA e de  Malária.

Por: Garcia Alberto


Gostou? Partilhe com os teus amigos!