Quantcast

“Comer 70gr de nozes diariamente melhora a fertilidade dos homens”, revela estudo

0
Divulgação de Serviços (ProCenter)

Os homens que têm dificuldade em ser pais pode melhorar a sua fertilidade comendo nozes todos os dias, segundo alega um novo estudo. Os cientistas dizem que fazer uma dieta enriquecida com nozes pode melhorar a qualidade do esperma.

O estudo conduzido pela Universidade de Delaware, descobriu que as nozes reduzem a peroxidação lipídica, um processo que pode danificar as células espermáticas. Esta forma de lesão celular prejudica as membranas dos espermatozoides, que são constituídas principalmente por ácidos gordos poli-insaturados.

As nozes são a única fruta vinda das árvores que é predominantemente composta desses ácidos gordos – o que significa que são especialmente poderosas para reabastecer as células de esperma.

Apenas 28gr de nozes contêm 13gr de ácidos gordos poli-insaturados, de 18gr de gordura no total.

No estudo realizado durante 11 semanas os investigadores verificaram melhorias significativas na motilidade e morfologia espermática em ratos que estavam a consumir 20% das suas calorias diárias em nozes – equivalente a 70gr por dia para os seres humanos.

Mesmo os ratos inférteis viram uma melhoria na morfologia do esperma e ambos os grupos experimentaram uma redução notável nos danos perioxidativos.

 A motilidade espermática (movimento) e a morfologia (forma) são marcadores da qualidade do sémen e indicadores da fertilidade masculina, sublinha o Daily Mail.

 

Deixe a sua opinião!

Partilhe.