Quantcast

Cientistas descobrem novos tratamentos para lutar contra obesidade

0
Divulgação de Serviços (ProCenter)

De acordo com artigo divulgado nesta quarta-feira (18), pela revista científica norte-americana “Science Translational Medicine”, está em fase experimental, novo tratamento que reduz o peso de modo significativo.

Após várias tentativas para reduzir o peso excessivo dos daqueles indivíduos cujo índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m2, cientistas da sociedade de biotecnologia Amgen apresentam uma nova terapia que pode oferecer uma alternativa à cirurgia bariátrica (que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado) para tratar a obesidade humana.

Os pesquisadores comprovaram que os roedores e os humanos obesos tinham uma concentração sanguínea elevada de uma proteína chamada GDF15, em comparação com um grupo de controlo de peso normal. Com esta molécula os cientistas criaram o tratamento “GDF15”, que reduz o peso, o apetite e o açúcar em animais de laboratório, com objectivo de fazer o mesmo com os humanos.

Este tratamento, que consiste numa mistura de proteínas e alteraram as preferências alimentares dos ratos para que seleccionem alimentos menos ricos em calorias quando escolherem entre diferentes tipos de comida,  foi eficaz para que os ratos e os macacos obesos perdessem peso, consideraram os pesquisadores.

Recorde-se que  obesidade aumenta a probabilidade da ocorrência de várias doenças, em particular de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, apneia de sono, alguns tipos de cancro e osteoartrite.

Deixe a sua opinião!

Partilhe.